Seja Cliente

Perguntas Frequentes

No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas.

A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente. O fomento mercantil consiste na prestação contínua, por sociedade de fomento mercantil, de um ou mais dos seguintes serviços a sociedades ou firmas que tenham por objetivo o exercício das atividades mercantis ou de prestação de serviços, bem como a pessoas que exerçam atividade econômica em nome próprio e de forma organizada:

  • acompanhamento do processo produtivo ou mercadológico;
  • acompanhamento de contas a receber e a pagar;
  • seleção e avaliação de clientes, devedores ou fornecedores.

O contrato de fomento mercantil poderá prever, conjugadamente com a prestação de serviços, a compra, à vista, total ou parcial, pela sociedade de fomento mercantil, de direitos creditórios, no mercado nacional ou internacional.

A Belsinos atende a pessoas jurídicas devidamente legalizadas.
  • Operações onde o contratante não seja Pessoa Jurídica;
  • Empréstimo de dinheiro;
  • Empréstimo com garantia de linha de telefone, veículos, cheques, etc;
  • Alienação de bens móveis e imóveis;
  • Financiamento ao consumo;
  • Operações privativas das instituições financeiras.
Não, a Belsinos não efetua empréstimos. Apenas financeiras e bancos podem prestar este tipo de serviços.
Para maior segurança de seus clientes, a Belsinos faz seus pagamentos via depósito ou com cheque cruzado nominal a pessoa jurídica do cliente.
Em poucas palavras, é quando a sua empresa realiza uma venda de mercadoria e emite uma Nota Fiscal, Fatura e Duplicata (título de crédito).
O aditivo é o documento onde são relacionadas as duplicatas que foram negociados com a Belsinos. No aditivo são informadas todas as condições da operação realizada, além do valor líquido pago ao cliente.

Download

Ir para o aplicativo
Faça o download do nosso aplicativo para acessar o sistema de integração de operações de crédito.
Faça seu cadastro para receber por email as orientações de acesso (usuario e senha).